Vamos jogar à bisca lambida, avó. Tu farás batota e eu também e pela janela aberta do teu quarto a mimosa ainda florida apesar do outono e do tempo arrefecido dos teus olhos.
Vamos pentear a tua trança comprida minha avó, enrolá-la na nuca, prendê-la com ganchos.
Por detrás do espelho espreita a dama-pé-de-cabra e na primeira gaveta da cómoda de pinho avermelhado, escondeste a menina dos fósforos com a qual me confundes todas as noites e nem eu temo o pé de cabra, nem tu a morte da menina.
Tão bom não saberes fazer crochet. Nunca gostei de crochet e sobre a cómoda de pinho avermelhado, um pano de linho tosco apenas.
Vamos fazer biscoitos de laranja, avó. Espalhar pela casa o cheiro ácido e doce da massa e depois molhá-los no café, aos biscoitos, aos dedos e à vida. 
Ali naquela casa com raízes que me segue para onde quer que eu vá.



uprooted de Anette Ohlendorf